29.6.09

20 operadoras mundiais respondem por 59% das conexões wireless

Do Telecom Online:
 
20 operadoras mundiais respondem por 59% das conexões wireless

Estudo da Wireless Intelligence mostra que o processo de consolidação está aprofundando a concentração

Um novo estudo realizado pela Wireless Intelligence revela que as 20 maiores operadoras e grupos de operadoras responderam por mais de 58% das conexões móveis no primeiro trimestre de 2009. Ele aponta para uma maior concentração de mercado impulsionado pelo processo de consolidação que está em andamento em algumas regiões, principalmente na Europa. A primeira colocada no ranking, China Mobile, possui 11,5% de market share mundial com operações em dois países (China e Hong Kong). Com 479 milhões de conexões, ela ultrapassou outro grande grupo de telefonia móvel, a Vodafone. Na terceira e quarta posição estão, respectivamente, o grupo Telefónica e América Móvil, que possuem uma intensa disputa na América Latina. A TIM, com presença em dois países, incluindo Brasil, está na 15ª posição.


O grupo Vodafone, atuando em 19 mercados, atingiu 247 milhões de clientes e ficou na segunda posição. Com presença em 10 mercados europeus, a companhia tem expandido sua atuação no Leste Europeu, Ásia e África. Sua mais recente expansão foi em Ghana, na Índia, e a próxima deverá ser no Quatar onde está prestes a lançar sua operação.

A Telefónica, em 20 países, fechou o primeiro trimestre com 190,1 milhões de clientes. O grupo espanhol disputa posições com a América Móvil em 13 mercados da América Latina. Sem presença na Europa, como sua concorrente, o grupo mexicano tenta se aproximar da Telefónica, somando 174,9 milhões de clientes em 17 mercados.


A China Unicom, com presença apenas na China, ocupa a quinta posição no ranking das 20 maiores operadoras mundiais. Ela responde no mercado chinês por 137,7 milhões de conexões wireless. Com 127,1 milhões de clientes e atuação em 12 mercados, o grupo Deutsche Telekom vem em seguida. O grupo Telenor, constantemente envolvido em rumores sobre fusões e aquisições, ficou em sétimo lugar nos três primeiros meses deste ano, com 96,6 milhões de assinantes.


A maior presença em mercados, diretamente ou mantendo a maior parte das ações de operadoras locais, é a da France Telecom, com 26 operações. Isso lhe garantiu 85 milhões de clientes e a décima primeira posição no ranking. A Telecom Italia Móbile (TIM) soma 70,3 milhões de assinantes nas suas duas operações.


O levantamento feito pela Wireless Intelligence mostra que entre as 20 maiores operadoras mundiais menos de 20% conta com redes de nova geração da telefonia móvel. Segundo os analistas da empresa, isso se deve, entre outros, ao fato de grandes operadoras terem sua atuação em países onde o estágio da implantação de redes de próxima geração ainda é inicial, como a China, e com muitos leilões de licença ainda estarem em andamento, como a Índia.


Segundo Will Croft, da Wireless Intelligence, o estudo mostra que estão diminuindo as oportunidades de crescimento orgânico nos países maduros o que leva as empresas a buscarem rentabilidade com múltiplas conexões por cada assinante e se tornarem o fornecedor secundário de acesso de dados. Ele enxerga a possibilidade de o processo de consolidação se aprofundar, com as dificuldades de crescimento orgânico e os mercados emergentes mantendo sua importância estratégica para os grandes grupos.


[DAPB]


iPhone 3G S / Torradeira - Wired


[DAPB]